Géraud

Géraud de Ville

The Open University, Department of Engineering and Innovation
Brussels, Belgium

Descobrindo o Tumucumaque…

Field Report n°2

December 10, 2011

This is a personal account of fieldwork experiences from COBRA project members Jay Mistry (Royal Holloway), Frederico Schlottfeldt Brandão (ECAM) and Arlinson Kleber (ECAM) who participated in a workshop in Tumucumaque in December 2011.

Este é um relato pessoal das experiências do trabalho de campo dos membros do projeto COBRA Jay Mistry (Royal Holloway), Frederico Schlottfeldt Brandão (ECAM) e Kleber Arlinson (ECAM), que participaram de um workshop em Tumucumaque em dezembro de 2011.

Macapá, Brasil, Dezembro de 2011 - Pegamos o vôo da manhã do dia 25, de Macapá para a pequena vila de Urunai, localizada nas montanhas do Tumucumaque. Felizmente, o voo foi muito suave e nas duas horas e meia de viagem tudo o que se viu foi floresta. Com cerca de 20 minutos restando para viagem, a paisagem de floresta mudou para cerrado e quando começamos nossa descida vimos o rio Marapi, a única fonte de água doce para muitas das comunidades Tiriyó.

Os dez participantes de várias aldeias já haviam chegado, por isso passamos o primeiro dia nos apresentando por meio de um vídeo e discutindo o projeto e seus objetivos. Usamos um pequeno vídeo sobre o COBRA, que a Jay produziu em Português e Tiriyó, como a base para a discussão. O mesmo vídeo foi mostrado à noite para toda a comunidade para que eles pudessem conhecer o que iríamos trabalhar com a comunidade e fazer perguntas.

Nos próximos seis dias, nós trabalhamos por meio de uma série de jogos que combinaram a aprendizagem sobre o projeto COBRA e suas abordagens, com técnicas visuais, incluindo capacitação em vídeo e fotografia. Como parte de um jogo, os participantes identificaram Caxiri como parte integrante de sua cultura e nutrição. Caxiri é uma bebida fermentada a partir da mandioca em que é consumido em grandes quantidades, quase o tempo todo. Literalmente no café da manhã, no almoço e no jantar! Desde os bebês aos idosos, o Caxiri desempenha um papel importante na estrutura da comunidade, dos relacionamentos, da dieta, bem como em cerimônias e rituais.

Nosso objetivo durante o workshop foi dar aos participantes a chance de contar histórias sobre suas comunidades por meio de vídeos e fotografias. Então, ao apresentá-los para o resto da comunidade na forma de filmes e photoestorias (projeções aconteciam a cada noite), houve oportunidades para refletir e compartilhar estas histórias. O workshop terminou com o desenvolvimento de um plano de ação em que os dez participantes vão regressar às suas aldeias para continuar a produzir imagens de vídeo e fotografias em todos os aspectos importantes de suas vidas. Com isso, a equipe COBRA espera aprender mais sobre as questões que ameaçam a sobrevivência futura destas comunidades e seu modo de vida única.

Foi uma experiência incrível para todos e nós apreciamos compartilhar nossas formas muito diferentes de vida. A alimentação desempenha um papel central na maioria das nossas vidas e em Tumucumaque não é diferente. Fomos alimentados com uma variedade de peixes e caças abatidas, incluindo a paca, um dos grandes roedores da floresta. No momento da partida, fomos presenteados com dois jabutis, chamados de Cobra Kleber e Jay Brandão, que, infelizmente, não pudemos levar conosco. Esperamos que estejam vivos e bem …. e não no prato de jantar de alguém!

Comments

comments

QUICK DOWNLOAD: Check out the English version of the COBRA Handbook for Practitioners.